top of page

Rock In Rio: Hoje começa o fim de semana de Rock, veja tudo que vai rolar

  • Foto do escritor: Rodrigo Bié
    Rodrigo Bié
  • 21 de set. de 2017
  • 8 min de leitura

O Rock In Rio volta hoje (21), depois de uma pausa de três dias, e agora é a vez do bom e velho Rock N' Roll entrar em ação.

A última apresentação no Rock In Rio deste ano ficou por conta de Justin Timberlake, foi no último domingo (17). De lá pra cá foram três dias de pausa, mas hoje o festival estará de volta para mais quatro dias de shows.

O primeiro final de semana do festival recebeu uma enxurrada de críticas, isso porque foram três dias totalmente preenchidos por artistas Pop, com algumas exceções de artistas nacionais, como por exemplo Skank e Frejat.

Já nesse final de semana que está por começar, isso não deverá se repetir, já que serão quatro dias de música, um a mais que a semana Pop, apenas com bandas de Rock, pelo menos no Palco Mundo, que é o palco principal.

QUINTA-FEIRA (21)

Scalene - 19h

O primeiro dia, 21, terá Scalene como banda de abertura dos shows principais. A banda brasiliense está em turnê para divulgar seu mais recente álbum, "Magnetite", que foi lançado há um mês e foi muito bem nas críticas, com certeza o setlist da banda contará com músicas desse trabalho.

Fall Out Boy - 21h

Após o Scalene, será a vez do Fall Out Boy subir ao palco. Apesar de ter adiado o novo álbum para janeiro de 2019, a banda está na estrada com faixas do “M A N I A”. Antes de desembarcar no Rock In Rio, o último grande show foi em junho, então de lá para cá mudanças certamente são esperadas.

Def Leppard - 22h35

Logo depois será a vez do Def Leppard. A banda está desde o início do ano na estrada e chegou a se apresentar com bandas como Poison e Tesla. Assim como o Fall Out Boy, o último show do Def Leppard antes de desembarcar no Rock In Rio aconteceu em junho, então de lá para cá muito do que já se sabe sobre os shows apresentados também pode mudar.

Aerosmith - 00h25

Quem fecha a primeira noite de Rock é o Aerosmith. A banda não está em turnê de um álbum específico. Na verdade, o grupo de Steven Tyler não lança nada inédito desde “Music from Another Dimension!”, de 2012, mas obviamente seus quase 50 anos de história já produziram hits o suficiente para preencher mais de um setlist. Inclusive a banda não está priorizando nenhum álbum da carreira em especial e ainda adicionou covers em seu atual repertório. “Stop Messin’t Around”, “Oh Well”, ambas do Fleetwood Mac; “Come Together”, dos Beatles; e “Mother Popcorn”, do James Brown foram recorrentes nos shows realizados na Europa em junho. Com quase três meses de férias entre uma etapa e outra, o setlist acaba se tornando imprevisível, mas certamente algumas queridinhas do público não irão faltar como “Dude (Looks Like a Lady)”, “Cryin'”, “Dream On” e “Walk This Way”.

SEXTA-FEIRA (22)

Jota Quest - 19h

Quem inicia as atividades no Palco Mundo no dia 22 é a banda brasileira Jota Quest, e segundo a própria banda, eles pretendem mesclar bastante no setlist, com hits antigos e atuais, além de incluir versões acústicas de faixas já consagradas, como divulgação do projeto "Jota Quest Acústico", que será lançado, coincidentemente, no dia 22.

Alter Bridge - 21h

O segundo grupo a se apresentar será o Alter Bridge. O último disco lançado da banda foi "The Last Hero", no anos passado. A faixa "The Writing On The Wall", que é desse álbum, se alterna com "Come To Life" na abertura dos shows da banda. Já o final das apresentações costumam ter as músicas "Open Your Eyes", "Metalingus" e "Rise Today".

Tears For Fears - 22h35

O grupo seguinte ao Alter Bridge será o Tears For Fears. Formada há exatos 36 anos, a banda vem há pelo menos 13 anos deles fazendo shows sem o lançamento de nenhum disco novo, mesmo assim, a resposta para “o que esperar do Tears for Fears?” é claramente um desfile de clássicos. É o que todos nós estamos apostando.

Bon Jovi - 00h25

E pra encerrar a segunda noite: Bon Jovi. Em fevereiro, o grupo deu início à turnê do álbum “This House Is Not for Sale”, lançado em novembro de 2016. Do novo álbum, o Bon Jovi tem tocado regularmente a faixa-título, além de outras cinco canções como “Knockout”, “Roller Coaster”, “God Bless This Mess”, “Scars on This Guitar” e “The Devil’s in the Temple”. Hits como “Livin’ on a Prayer”, “You Give Love a Bad Name”, “It’s My Life”, “Bad Medicine”, “Born To Be My Baby” e “Wanted Dead Or Alive” têm presença garantida. Mas “Always”, uma das favoritas dos fãs, apareceu apenas três vezes no setlist. Então, se há algum clássico a ser pedido pelos fãs, é este. E com alguma sorte, o Jon pode escolher você pra dançar com ele no palco.

SÁBADO - (23)

Titãs - 19h

Quem abre uma das noites mais aguardadas são os brasileiros do Titãs. O último disco de inéditas lançado pela banda foi "Nheengatu", em 2014, que conta com letras políticas que atiram para todos os lados. O show deverá contar com sucessos de quase todos os discos da banda, mas não terá a presença de Paulo Miklos, que deixou o grupo no ano passado.

Incubus - 21h

Depois dos Titãs, será a vez do Incubus se apresentar no Rock In Rio. A banda trará um álbum fresquinho na bagagem, "8", que foi lançado em abril. Com isso você deve estar se perguntando: "Então quer dizer que o show será repleto de músicas novas?" Isso a gente não tem como responder, já que a banda costuma mudar muito o setlist de um show para outro.

The Who - 22h35

Após o show do Incubus, será a vez do primeiro headliner da noite subir no palco, o The Who. O último trabalho de inéditas da banda saiu em 2006. Então, desde que completou 50 anos de carreira em 2014, o grupo foi para a estrada repassar a carreira e tocar tudo aquilo que os fãs gostariam de ouvir. Levou cinco décadas para o The Who desembarcar em solo brasileiro. E possivelmente será a única vez que isto acontecerá. Logo, espera-se que Roger e Pete entreguem aos brasileiros uma verdadeira coletânea ao vivo.

Guns N' Roses - 00h25

O segundo headliner da noite será o Guns N' Roses. Desde 2001, o Grupo costumava abrir seus shows com “Chinese Democracy” ou “Welcome To The Jungle”. Para a “Not In This Lifetime… Tour”, atual turnê da banda, outro clássico passou a ser tocado na abertura: “It’s So Easy”, com “Mr. Brownstone” na sequência. “Chinese” e “Jungle” passaram a ser a terceira e quarta canções do set. Assim como em outras turnês, boa parte do repertório é preenchido com clássicos do álbum de estreia "Appetite For Destruction", que completou 30 anos – “Sweet Child O’ Mine”, “Nightrain”, “Paradise City”, “My Michelle”, “Rocket Queen” -, bem como outros hits do duplo "Use Your Illusion" (1991) – “November Rain”, “You Could Be Mine”, “Yesterdays”, “Don’t Cry”, “Estranged” e as covers “Live And Let Die” (Paul McCartney & Wings) e “Knockin’ On Heaven’s Door” (Bob Dylan). Ainda deste disco, “Double Talkin’ Jive” foi resgatada para os shows. Entre as canções do último álbum Chinese Democracy (2008) – que Slash e Duff não participaram -, costumam entrar “Better”, “This I Love”, “Catcher In The Rye” e “Sorry”. O Guns também costuma incluir covers no set: “Raw Power” (Iggy Pop & The Stooges), “New Rose” (The Damned), “The Seeker” (The Who), “Whole Lotta Rosie” (AC/DC) e “Attitude” (Misfits). Além dessas, Slash costuma tocar com o guitarrista Richard Fortus uma versão instrumental de “Wish You Were Here” (Pink Floyd).

DOMINGO (24)

Capital Inicial - 19h

Para abrir a noite de encerramento, que também teve uma grande disputa de ingressos, a banda Capital Inicial foi a escalada. Segundo o vocalista Dinho Ouro Preto, o show contará com efeitos pirotécnicos a nível de Game Of Thrones. Como de costume em festivais, inclusive no Rock In Rio, a banda deve apresentar um setlist repleto de hits e com certeza deve rolar uma cutucada no governo brasileiro.

The Offspring - 21h

Depois do Capital quem irá tocar é o Offspring. Sem lançar um álbum de inéditas desde “Days Go By” (2012), o grupo começou a atual turnê em março, no Japão, e o show no Rock In Rio será o único na América do Sul este ano. O Offspring não costuma poupar hits em seus shows. “Pretty Fly (For a White Guy)”, “The Kids Aren’t Alright”, “Come Out and Play” e “Self Esteem” são alguns dos clássicos noventistas que são presença certa no show deste domingo.

Thirty Seconds To Mars - 22h35

A penúltima apresentação da noite ficará por conta do Thirty Seconds To Mars. O trio prepara para este ano o lançamento de seu primeiro álbum de inéditas desde “Love Lust Faith + Dreams” (2013). Lançado no mês passado, “Walk On Water” é o primeiro single deste novo trabalho e já é conhecida pelos fãs. Os últimos shows tem servido como uma espécie de “aquecimento” para a nova era que virá. Acredita-se que após o lançamento do vindouro álbum, o trio entrará de fato em uma turnê própria, com direito a um palco elaborado e novidades.

Red Hot Chili Peppers - 00h25

E agora a banda que fecha o Rock In Rio 2017, Red Hot Chili Peppers. O último álbum da banda, "The Getaway", foi lançado no ano passado. e a banda foi para a estrada com esse disco em maio de 2016 e já fez mais de 140 shows. Um dos pontos altos desta turnê (e que esperamos conferir no Rock In Rio) é a infraestrutura de iluminação diferenciada. Quem acompanha as redes sociais da banda já deve ter conferido as fotos incríveis dos integrantes que parecem se movimentar por dentro de 800 luzes em tubo, que se estendiam até a plateia. Ao longo do show, elas se movem para cima e para baixo e mudam de cor para criar diferentes efeitos especiais.

Além dos quatro integrantes oficiais – Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith e Josh Klinghoffer -, em alguns momentos do concerto a banda conta com a participação de alguns músicos de apoio. Nate Walcott é um multi-instrumentista e tem acompanhado os Chili Peppers nos shows tocando piano, com destaque para a performance em “Dark Necessities”. O assistente de palco Samuel Bañuelos III toca baixo ao lado de Flea em “Go Robot”. Já Chris Warren é o técnico de bateria de Chad Smith, mas participa dos shows tocando teclado e alguns instrumentos eletrônicos de percussão, como em “Snow ((Hey Oh))”. O percussionista brasileiro Mauro Refosco não está excursionando com a banda desta vez.

Se existe alguma crítica aos setlists do Red Hot Chili Peppers, certamente será pela “pouca” quantidade de músicas (em média, 19). Mas isto não significa necessariamente um show curto, uma vez que a banda gosta de fazer algumas improvisações no palco. A apresentação costuma durar cerca de 1h40. Das canções recentes, as que mais apareceram nos shows foram “Dark Necessities”, “Go Robot” e “Goodbye Angels”, todas lançadas como single. Muitos dos hits conquistados ao longo de mais de 30 anos de carreira seguem com frequência nos shows – casos de “Can’t Stop”, “Give It Away”, “Californication” e “By The Way”. Por tratar-se de um festival, acreditamos que “Under The Bridge” possa aparecer na apresentação carioca, mas ao longo da turnê apareceu apenas em metade das mais de 140 apresentações desde o ano passado. Entre as covers que os californianos costumam tocar, os destaques costumam ser “Higher Ground” (Stevie Wonder) e “I Wanna Be Your Dog” (The Stooges). Entre as possíveis (e agradáveis) surpresas, o Brasil pode ganhar preciosidades como “Aeroplane”, “The Zephyr Song”, “Tell Me Baby”, a belíssima “Wet Sand” e até mesmo a agitada “Me And My Friends”, da primeira fase da banda, e que esteve nos sets de 2001 e 2011. Vamos torcer para que a banda encontre o equilíbrio entre hits e raridades.

Lembrando que todos os shows serão transmitidos pelos canais Multishow e Rede Globo, sendo que a Globo transmitirá somente os melhores momentos. Se você não tem TV por assinatura, você poderá assistir gratuitamente no site e/ou aplicativo do Multishow.

E aí, o que você achou da matéria? Vai a algum dia do festival? Comente abaixo!

 
 
 

Commenti


Publicações recentes
Procurar por tags

Cadastre seu email abaixo para receber todas as matérias do site.

Nossas redes sociais:

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

Copyright © 2017-2018 Clube do Rock. Todos os direitos reservados.

bottom of page